Formação de Preços
Para analisar a formação de
preço de um produto ou serviço é importante conhecermos o tipo de mercado em
que a empresa atua.Numa economia capitalista, a alocação dos recursos ás várias atividades se dá em função dos lucros esperados. Na busca do lucro, os empresários oferecem aos consumidores bens e serviços que atendam á seus desejos, suas necessidades.
Ocorrerão lucros e prejuízos á medida que os empresários façam previsões corretas dos desejos dos consumidores ou deixem de atendê-los.
Mudanças nos gostos e preferências dos consumidores modificam a estrutura do produto e, consequentemente, seu custo e preço.
De acordo com a teoria econômica, encontra-se o conceito de elasticidade da procura e elasticidade da oferta. O aumento ou diminuição do preço de um produto provoca reações por parte dos empresários e consumidores em relação ás quantidades ofertadas e consumidas.
- Concorrência;
- Clientes;
- Gastos;
- Governo;
Concorrência
Nos mercados onde há várias
empresas oferecendo produtos semelhantes, o preço tenderá a ser menor do que
seria se não houvesse competidores.A estrutura de custos constitui um fator decisivo na formação do preço de venda.
O custo funciona como um parâmetro que estabelece o limite inferior do preço de venda.
São muitas as formas de que dispõe o governo para influir nos preços: subsídio, incentivos fiscais á produção, á exportação, restrições ou estímulos á importação, criação ou ampliação de tributos, etc.
Os gastos com pesquisas e desenvolvimento de produtos, bem como com marketing de divulgação, quase sempre representam verbas substanciais, já compromissadas antes do início da produção e comercialização do produto.
Custo-alvo = Preço de venda –
lucro desejado
Esse tipo de custo representa
o custo baseado nas condições de mercado, calculado tendo como parâmetro o
preço de venda necessário para se obter determinada participação no mercado,
com as margens desejadas de lucratividade.
O objetivo do empresário é lucro e ele deseja recuperar todos os seus gastos, seja fixos ou variáveis.
Quanto maior o volume de produção/vendas, menor será o gasto fixo por unidade.
O preço mínimo no curto prazo será igual e de preferência maior, que os gastos variáveis incorridos para produzir e vender uma unidade do produto;
Preços acima dos gastos variáveis estarão gerando uma margem de contribuição que, inicialmente, irá cobrir os gastos fixos e, em seguida, gerar o lucro da empresa;
O preço máximo será estabelecido pela demanda do consumidor.
Para estabelecer regras práticas que permitam calcular os preços no dia a dia das empresas, será considerado que a empresa já elaborou seu orçamento anual e estabeleceu seu lucro desejado. Esse lucro projetado pode ser relacionado com as vendas projetadas, e determinará a margem de lucro sobre as vendas.
Os preços de venda são iguais ao custo total da produção determinado pelo método do custeio por absorção, mais um acréscimo percentual para cobrir as despesas operacionais e proporcionar uma margem desejada de lucro.
Nesse método a margem de lucro é calculada sobre a soma dos custos com as despesas variáveis e não sobre a soma total de custos com o total das despesas, como ocorre no custeio por absorção.
Vantagens do
custeio variável ou margem de contribuição
A empresa pode, facilmente,
obter gastos variáveis por unidade do produto;Não é necessário efetuar qualquer tipo de rateio, evitando com isso trabalho burocrático e as distorções que os rateios podem trazer;
Com base nos gastos variáveis, calcula-se rapidamente o preço normal de venda que assegura a meta % de lucro líquido sobre vendas;
Conhecendo o preço normal e os gastos variáveis, podem-se analisar preços especiais para situações especiais, como promoção para desova de estoque ou venda para o mercado externo.
É necessário apenas que o preço seja superior à margem de contribuição, ou seja, maior que a soma dos custos + despesas variáveis, mas que seja suficiente para amortizar os custos e despesas fixas e ainda oferecer lucro.
A sistemática a ser utilizada pela empresa para a formação de preço deve prever essas constantes alterações de prazo.
A margem de contribuição destina-se a cobrir os gastos fixos e formar o lucro projetado para a empresa. Com essa abordagem evitam-se todos os rateios dos gastos fixos totais e as distorções que eles podem trazer na tomada de decisões.
Determinação do
Preço de Venda pelo Custeio por Absorção
Suponhamos uma companhia que
elabore um produto X cujos custos unitários de fabricação sejam:
Material direto.......................................$100
Mão de obra direta................................$ 70Custos indiretos de fabricação..............$ 80
Custo unitário total.................................$ 250
(+) Despesas operacionais 40% custos..$ 100
(=) Custo + Despesas...............................$ 350
(+) M.Lucro 30% de C+D..........................$ 105
(=) Preço de Venda..................................$ 455
Custo Variável Unitário...............................$
80
Despesa Variável Unitária...........................$ 40(=) Custo + Despesa Variável......................$ 120
PV= (Custo+Despesa Variável) X (1+mark-up)
PV=120 x 1,50 = 180,00
Preço de Venda......................................$ 180
(-) Custos
Variáveis.................................$
80(-) Despesas Variáveis.............................$ 40
(=) Margem de Contribuição ..................$ 60
PEC = CF + DF =
90.000 = 1.500 unidades
MC 60
Vendas (1.500 unidades x 180)...........270.000
(-) CV (1.500 unidades x 80)................120.000(-) DV (1.500 unidades x 40)................. 60.000
(=) Margem de Contribuição.................90.000
(-) Custos e Despesas Fixas....................90.000
Lucro ou Prejuízo................................... 0
Agora se a empresa quiser lucro, basta prever a quantidade que deve vender, utilizando o ponto de equilíbrio econômico, no qual a fórmula prevê o lucro desejado.
É necessário apenas que o preço seja superior à margem de contribuição, ou seja, maior que a soma dos custos + despesas variáveis, mas que seja suficiente para amortizar os custos e despesas fixas e ainda oferecer lucro.
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