Processo de Produção
Quando a empresa adquire os materiais para a fabricação de seus produtos, os mesmos ficam no Estoque (Estoque de matéria prima, Estoque de material auxiliar, Estoque de material de embalagem, etc).O processo de produção se inicia quando é feita a requisição dos materiais que estão em estoque ao almoxarifado, para serem utilizados no processo produtivo. Esses materiais saem dos seus estoques e passam a ser Estoque de Produtos em Elaboração.
Quando o processo produtivo for finalizado, ou seja, a produção for concluída, esses valores saem do Estoque de Produtos em Elaboração, para compor o Estoque de Produtos Acabados.
Depois de encerrado o processo de fabricação, os produtos acabados são transferidos da área de produção para o almoxarifado de produtos acabados, permanecendo estocados até que sejam vendidos.
Os produtos acabados recebem como custo toda a carga dos Custos Diretos e Indiretos incorridos durante todo o processo de fabricação dos produtos.
Os produtos que tiveram seus processos de fabricação iniciados em períodos anteriores e encerrados no período atual receberão cargas de custos proporcionais ao processo de fabricação em cada um dos períodos durante os quais estiveram em fabricação. Essas cargas de custos são atribuídas no final de cada período, para que os referidos produtos inacabados possam ser devidamente avaliados para integrar os estoques finais de produtos em elaboração no término de cada um desses períodos.
Portanto, ao terem seus processos de fabricação concluídos, os custos desses produtos conterão parte dos custos incorridos em períodos anteriores mais os custos gerados no atual em que seus processos de fabricação foram concluídos.
Custo da Produção do Período (CPP)
Compreende a soma dos custos incorridos na produção do período dentro da fábrica.
Para se obter esse custo basta somar os valores gastos com Materiais Diretos e Indiretos, Mão de obra direta e indireta e os Custos Indiretos de Fabricação.
Custo da Produção Acabada (CPA)
Compreende a soma dos custos da produção acabada no período. Pode conter custos de períodos anteriores.
Custo dos Produtos Vendidos (CPV)
O Custo dos Produtos Vendidos compreende a soma dos gastos com materiais, mão-de-obra e Gastos Gerais de Fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa. É a soma dos custos das unidades vendidas.É importante salientar que, entre os produtos vendidos pela empresa em um período, não poderão conter somente produtos cujos processos de fabricação foram concluídos no respectivo produto ou poderão conter ainda produtos que foram acabados em períodos anteriores.
Estoque Inicial de Produtos em Elaboração (EIPE)
Representa o valor dos produtos em elaboração (inacabados), em estoque, no início de cada período (exemplo no dia 01 de janeiro de 2013).É importante recordar que enquanto os produtos permanecerem em estoque e não forem transferidos para o processo produtivo são classificados e interpretados pela contabilidade como Investimento.
Estoque Final de Produtos em Elaboração (EFPE)
Representa o valor dos produtos em elaboração (inacabados), em estoque, no final de cada período (exemplo no dia 31 de janeiro de 2013).Representa o valor dos produtos acabados (prontos para a venda), em estoque, no início de cada período (exemplo no dia 01 de janeiro de 2013).
A finalidade da DRE é mostrar, em detalhes, o Resultado (lucro ou prejuízo) obtido por determinada empresa em determinado período.
A DRE pode ser elaborada para períodos menores que um ano, dependendo das necessidades de informações da diretoria e dos demais usuários, ou mensal que é o mais utilizado.
Em resumo, é a demonstração, em forma ordenada, das Receitas e Despesas da empresa em determinado período.
Modelo sintético da DRE simples
Receitas Brutas
|
(-) Deduções da Receita Bruta
|
(=) Receita Líquida
|
(-) CPV
|
(=) Lucro ou Prejuízo Operacional Bruto
|
(-) Despesas Operacionais
|
(=) Lucro ou Prejuízo Operacional Líquido
|
(+/-) Resultado não operacional
|
(=) Lucro ou Prejuízo Antes do IRPJ e CSLL
|
(-) Despesas CSLL e IRPJ
|
(=) Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício
|
São as chamadas receitas operacionais, decorrentes das operações normais da empresa, resultado das atividades principais ou acessórias que constituem o objeto social da empresa. São as principais fontes de recursos da empresa e devem ser apresentadas na DRE pelo valor total das notas fiscais. São elas:
- Vendas de mercadorias;
- Prestação de serviços;
- De ambas as atividades.
Deduções das Receitas Brutas
As deduções da receita bruta compreendem as vendas canceladas, os descontos concedidos incondicionalmente e os impostos incidentes sobre as vendas e serviços.
Receitas Líquidas
Correspondem as receitas brutas de vendas, serviços, ou ambas, diminuindo as vendas canceladas, os descontos concedidos e os impostos incidentes.Nas empresas comerciais – CMV (Custo das Mercadorias Vendidas).
Nas empresas industriais – CPV (Custo dos Produtos Vendidos)
Nas empresas serviços – CSV (Custo dos Serviços Vendidos)
No caso das empresas comerciais, é igual ao valor das vendas menos o custo de aquisição das mercadorias que foram vendidas.
Nas empresas industriais é igual ao valor das vendas menos o custo da produção dos produtos que foram vendidos.
Despesas operacionais
Trata-se dos demais gastos efetuados pela empresa que não compõem o custo dos produtos, nem das mercadorias e nem dos serviços vendidos. São gastos necessários para a exploração das atividades de uma empresa. São despesas que contribuíram para a realização das operações durante o período. Representam os gastos incorridos com as áreas comercial, administrativa e financeira para obtenção das receitas operacionais do período:- Despesas com vendas: comissões, fretes, seguros de transporte, propaganda, etc.
- Despesas administrativas: salários e encargos do pessoal da administração, aluguéis, água, luz, telefone, correio, etc.
- Despesas financeiras líquidas: diferença entre a despesa e a receita financeira:
- Despesas financeiras: juros passivos decorrentes á pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos, descontos concedidos á clientes, despesas bancárias, variação cambial sobre empréstimos, financiamentos em moeda estrangeira.
- Receitas financeiras: receita de rendimentos sobre aplicações financeiras, juros ativos decorrentes de recebimento de clientes, descontos obtidos no pagamento á fornecedores.
Resultado não operacional
É o resultado das operações não relacionadas á atividade principal da empresa que é a diferença entre a receita não operacional e a despesa não operacional.- Lucro ou prejuízo na venda de bens do ativo imobilizado;
- Indenizações de seguros;
- Baixa de bens sinistrados.
É a diferença entre todas as receitas realizadas e todas as despesas incorridas no período, tanto operacionais quanto não operacionais, e servirá de base de cálculo dos impostos devidos. Caso seja positivo (lucro), será a base de cálculo dos impostos mencionados.
Lucro ou Prejuízo do Exercício
É o resultado final á disposição dos sócios ou proprietários para a constituição de reservas ou distribuição de dividendos.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Os custos fixos e variáveis, assim como, custos diretos e indiretos são alocados a produção no momento que os produtos são vendidos.
O esquema de apuração poderá ser composto da seguinte maneira:
- Separar os Custos das Despesas.
- Apropriar os custos diretos e indiretos a produção realizada no período
- Apurar o custo da produção acabada
- Apurar o custo dos produtos vendidos (CPV)
- Apurar o resultado (DRE)
CUSTEIO VARIAVEL
No custeio variável só são apropriados ao custo de produção os custos variáveis, sendo os custos fixos lançados diretamente ao resultado, como se fossem despesas, sem transitar pelos estoques. Nesse sistema serão apenas considerados os custos variáveis diretos e indiretos. Custo variável são aqueles cujo valores se alteram em função da quantidade produzida. Se toda a produção iniciada e acabada num determinado período for vendida, o lucro bruto pelo custeio variável será maior que o apurado pelo custeio por absorção, pela não apropriação dos custos fixos aos produtos no sistema de custeio variável e a consequente redução do custo dos produtos vendidos. O lucro liquido permanece o mesmo nos dois métodos, pois os custos fixos integrarão no sistema variável nas despesas operacionais da DRE e no sistema de absorção no custo de produtos vendidos.
Exercício:
1. I ndustria de Brinquedos Alegria Ltda
A empresa teve os seguintes gastos de produção de um brinquedo em setembro:
No mês de setembro produziu 2.000 brinquedos na mesma espécie, das quais 1.500 foram vendidas durante o mês ao preço de venda de $ 250 cada. Os impostos sobre as vendas representam 18% e no mês as despesas foram:
Conteúdo em Verde = Despesas Comerciais
Conteúdo em Azul = Despesa Administrativas
Conteúdo em Roxo = Despesas Financeiras
Com base nessas informações, supondo que não havia estoques em 31 de agosto, apurar o lucro líquido do mês de setembro, fazendo a demonstração de resultado. O total do IRPJ e da CSLL representam 34% do lucro operacional.
Receita Bruta= Numero de quantidade vendida x preço de venda.
1.500x R$250= 375.000
Impostos Sobre Vendas = Os impostos sobre as vendas representam 18%. 18% de 375.000= 67.500
Receita Liquida = Receita Bruta - Impostos Sobre vendas. 375.000 - 67.500 = 307.500
CPV Custo do Produto Vendido = Total dos Custos de produção dividido pela quantidade produzida = custo unitário. R$200.000/2.000= R$100,00. Custo unitário x a quantidade vendida. R$100 x 1.500= 150.000
2. A Industrial Canarinho industrializa os produtos ALFA e BETA, apresentando em Março/200X, os seguintes gastos:
Depreciação fábrica................................ $ 65.000,00
Salários operários fábrica........................ $ 110.000,00
Matéria prima consumida........................ $ 530.000,00
Seguro da fábrica.................................... $ 25.000,00
Seguro prédio administrativo.................. $ 15.000,00
Honorários da diretoria........................... $ 50.000,00
Manutenção fábrica................................ $ 35.000,00
Correios e telégrafos............................... $ 5.000,00
Comissão s/vendas.................................. $ 10.000,00
Juros s/ financiamento............................ $ 15.000,00
Despesas c/ veículos vendedores............ $ 12.000,00
Energia elétrica fábrica........................... $ 40.000,00
Material de consumo escritório............... $ 25.000,00
Frete venda ............................................ $ 15.000,00
952.000,00
O consumo de matéria prima é controlado através de requisição, estando assim distribuída:
- Produto ALFA - $ 300.000,00
- Produto BETA - $ 230.000,00
A mão de obra utilizada na fábrica, cujo controle se realiza através de cartões de apontamento, determina os seguintes valores neste mês:
- Mão de Obra Indireta - $ 30.000,00
- Mão de Obra Direta (MOD) - $ 80.000,00, sendo alocados a cada produto os valores:
ALFA $ 45.000,00 e produto BETA $ 35.000,00.
Toda a produção foi vendida por $ 1.610.000,00 e os impostos incidentes sobre essas vendas foram 10% de IPI, 18% de ICMS, 1,65% de PIS e 7,60% de COFINS.
Sobre o resultado do período foram provisionados 15% de IRPJ e 9% de CSLL.
PEDE-SE:
1) Efetuar a separação entre custos de produção e despesas;
2) Efetuar a apropriação dos custos Diretos;
3) Efetuar a apropriação dos custos Indiretos, pelo critério da proporcionalidade do custo direto, aos produtos ALFA E BETA.
4) Demonstrar os custos totais por produto.
5) Elaborar a DRE com o resultado do período.
1.
2.
3. 57% 43%
CUSTEIO POR ABSORÇÃO | CUSTEIO VARIAVEL | |
RECEITA BRUTA | 20.000,00 | 20.000,00 |
(-) CPV | 12.500,00 | 10.000,00 |
(=)LUCRO BRUTO | 7.500,00 | 10.000,00 |
(-) DESPESAS OPERACIONAIS | ||
DESPESAS ADM | 1.500,00 | 1.500,00 |
DESPESAS DE VENDAS | 1.000,00 | 1.000,00 |
CUSTOS FIXOS | - | 2.500,00 |
(=)LUCRO LIQUIDO | 5.000,00 | 5.000,00 |
Exercício:
A empresa teve os seguintes gastos de produção de um brinquedo em setembro:
Total dos Gastos
|
$
|
Matérias Primas
|
120.000
|
Mão de obra especializada
|
50.000
|
Outros custos de produção
|
30.000
|
Total dos custos de produção no mês
|
200.000
|
No mês de setembro produziu 2.000 brinquedos na mesma espécie, das quais 1.500 foram vendidas durante o mês ao preço de venda de $ 250 cada. Os impostos sobre as vendas representam 18% e no mês as despesas foram:
Propaganda e publicidade
|
10.000,00
|
Salários
|
50.000,00
|
Comissões sobre vendas
|
30.000,00
|
Despesas bancárias
|
5.000,00
|
Conta de água
|
10.000,00
|
Conta de luz
|
20.000,00
|
Conta de telefone
|
15.000,00
|
Material de escritório
|
10.000,00
|
Receitas Brutas
| |
(-) Impostos sobre vendas
| |
(=) Receita Líquida
| |
(-) CPV
| |
(=) Lucro ou Prejuízo Operacional Bruto
| |
(-) Despesas Operacionais
| |
Despesas administrativas
| |
Despesas comerciais
| |
Despesas financeiras
| |
(=) Lucro ou Prejuízo Operacional Líquido
| |
(=) Lucro ou Prejuízo Antes do IRPJ e CSLL
| |
(-) Despesas CSLL e IRPJ
| |
(=) Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício
|
2. A Industrial Canarinho industrializa os produtos ALFA e BETA, apresentando em Março/200X, os seguintes gastos:
Salários operários fábrica........................ $ 110.000,00
Matéria prima consumida........................ $ 530.000,00
Seguro da fábrica.................................... $ 25.000,00
Seguro prédio administrativo.................. $ 15.000,00
Honorários da diretoria........................... $ 50.000,00
Manutenção fábrica................................ $ 35.000,00
Correios e telégrafos............................... $ 5.000,00
Comissão s/vendas.................................. $ 10.000,00
Juros s/ financiamento............................ $ 15.000,00
Despesas c/ veículos vendedores............ $ 12.000,00
Energia elétrica fábrica........................... $ 40.000,00
Material de consumo escritório............... $ 25.000,00
Frete venda ............................................ $ 15.000,00
952.000,00
O consumo de matéria prima é controlado através de requisição, estando assim distribuída:
- Produto ALFA - $ 300.000,00
- Produto BETA - $ 230.000,00
A mão de obra utilizada na fábrica, cujo controle se realiza através de cartões de apontamento, determina os seguintes valores neste mês:
ALFA $ 45.000,00 e produto BETA $ 35.000,00.
Toda a produção foi vendida por $ 1.610.000,00 e os impostos incidentes sobre essas vendas foram 10% de IPI, 18% de ICMS, 1,65% de PIS e 7,60% de COFINS.
Sobre o resultado do período foram provisionados 15% de IRPJ e 9% de CSLL.
PEDE-SE:
1) Efetuar a separação entre custos de produção e despesas;
2) Efetuar a apropriação dos custos Diretos;
3) Efetuar a apropriação dos custos Indiretos, pelo critério da proporcionalidade do custo direto, aos produtos ALFA E BETA.
4) Demonstrar os custos totais por produto.
5) Elaborar a DRE com o resultado do período.
Correção Exercício:
1.
CUSTOS
|
DESPESAS
| ||
Depreciação fábrica
|
65.000,00
|
Seguro.prédio administrativo
|
15.000,00
|
Seguro da fábrica
|
25.000,00
|
Honorários da diretoria
|
50.000,00
|
Materia prima consumida
|
530.000,00
|
Correios e telégrafos
|
5.000,00
|
Salarios operario fabrica
|
110.000,00
|
Comissão s/vendas
|
10.000,00
|
Manutenção fábrica
|
35.000,00
|
Juros s/ financiamento
|
15.000,00
|
Energia elétrica fábrica
|
40.000,00
|
Despesas.veículos vendedores
|
12.000,00
|
TOTAL
|
805.000,00
|
Material de consumoescritório
|
25.000,00
|
Frete venda
|
15.000,00
| ||
TOTAL
|
147.000,00
|
2.
57%
|
43%
| ||
CUSTOS.DIRETOS
|
PRODUTO.ALFA
|
PRODUTO.BETA
|
TOTAL
|
MATERIA PRIMA
|
300.000,00
|
230.000,00
|
530.000,00
|
MÃO.DE.OBRA.DIRETA
|
45.000
|
35.000
|
80.000
|
TOTAL
|
345.000,00
|
265.000,00
|
610.000,00
|
3. 57% 43%
CUSTOS INDIRETOS
|
PRODUTO.ALFA
|
PRODUTO.BETA
|
TOTAL
|
DEPRECIAÇÃO FABRICA
|
37.050,00
|
27.950,00
|
65.000,00
|
SEGURO FABRICA
|
14.250,00
|
10.750,00
|
25.000,00
|
MANUTENÇÃO.FABRICA
|
19.950
|
15.050
|
35.000,00
|
ENERGIA ELETRICA
|
22.800,00
|
17.200,00
|
40.000,00
|
SALARIOS.OP.FABRICA.MOI
|
17.100
|
12.900
|
30.000,00
|
TOTAL
|
111.150,00
|
83.850,00
|
195.000,00
|
4.
57%
|
43%
| ||
PRODUTO .ALFA
|
PRODUTO BETA
|
TOTAL
| |
CUSTOS DIRETOS
| |||
MATERIA PRIMA
|
300.000,00
|
230.000,00
|
530.000,00
|
MÃO DE OBRA DIRETA
|
45.000
|
35.000
|
80.000
|
CUSTOS INDIRETOS
|
111.150
|
83.850
|
195.000
|
CUSTO TOTAL
|
456.150,00
|
348.850,00
|
805.000,00
|
5.
(=) RECEITA BRUTA
|
1.610.000,00
|
(-) DEDUÇÕES DAS VENDAS
|
599.725,00
|
(=) RECEITA LIQUIDA
|
1.010.275,00
|
(-) CPV
|
805.000,00
|
(=) LUCRO BRUTO
|
205.275,00
|
(-) DESPESAS OPERACIONAIS
|
147.000,00
|
(=).RESULTADONTESDO.IRPJ.E.CSLL
|
58.275,00
|
(=)LUCRO REAL
|
58.275,00
|
(-)IMPOSTO DEVIDO 15%
|
8.741,25
|
(-)CSLL DEVIDA 9%
|
5.244,75
|
(=) LUCRO LIQUIDO
|
44.289,00
|
Muito bom.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirComo descobriu a porcentagem 57% e 43%???
ResponderExcluirFizeram uma regra de três simples e arredondaram o valor porque a questão informa que a matéria prima consumida total é de 530.000(100%), das quais 300.000(aprox. 57%) é destinada à produção do produto ALFA e, 230.000(aprox. 43%) ao produto BETA.
ExcluirA tarefa de mensurar os custos de produção não é difícil, porém o profissional deve conhecer os conceitos de custos para não cometer erros que possam refletir em relatórios inverídicos. Ainda há de se considerar que o gestor utiliza tais cálculos e relatórios para tomar decisões operacionais, táticas e até estratégicas para a gestão da empresa. Você acredita que uma decisão tomada com base em dados errados pode trazer o resultado esperado? Só contando com muita sorte, mas vamos combinar se você tem muita sorte, vamos jogar na loteria? Alguém tem a resposta?
ResponderExcluir¡No podría haber cerrado mi primera casa sin el Sr. Pedro! pedro y su equipo hicieron todo lo posible por mí en esta transacción. manejó mi tiempo de respuesta muy ajustado con facilidad y siempre estuvo disponible para mí cuando tenía preguntas (y tenía muchas), incluso cuando estaba fuera de la oficina, ¡lo cual aprecio mucho! él y su equipo manejaron muchos problemas de última hora con el vendedor y trabajaron incansablemente para asegurarse de que pudiera cerrar antes de que expirara mi contrato de arrendamiento (y mi asistencia para el pago inicial). señor. pedro es un oficial de préstamos increíblemente bien informado, cortés y paciente. Revisé un par de ofertas de propiedades antes de mi compra final y Pedro estuvo allí para ayudar con cada una, a menudo coordinando con mi agente detrás de escena. Me sentí apoyada durante todo el proceso. gracias a pedro y los incansables esfuerzos de su equipo, ¡ahora soy un orgulloso propietario! Lo animo a que considere a Pedro y su compañía de préstamos para cualquier tipo de préstamo. # préstamo de automóvil # préstamo de vivienda # préstamo comercial # préstamo personal Sr. Pedro oferta de préstamo correo electrónico- pedroloanss@gmail.com. mensaje de whatsapp: +1 863 231 0632
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